14 de jul. de 2010

Iberê apresenta 5 diretrizes para o desenvolvimento e rebate críticas

Governador foi o candidato convidado de hoje do Crea a falar sobre suas propostas para governar o Rio Grande do Norte pelos próximos quatro anos.
O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato à reeleição, apresentou na noite desta terça-feira (13), no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), cinco diretrizes para o desenvolvimento do Estado.
Com a proposta de falar sobre problemas e soluções de infraestrutura, o governador defendeu a necessidade de associar o tema ao desenvolvimento econômico. Em seguida, o peessebista listou as diretrizes, que são: 1 - atração de novos investimentos; 2 - fomento ao turismo; 3 - estímulo aos pequenos negócios; 4 - desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e do agronegócio; 5 - aumento da competitividade dos empreendimentos potiguares.
Como alguns dos exemplos do que pretende implantar, o candidato ao governo disse que pretendia ampliar o Porto de Natal, concluir o Aeroporto de São Gonçalo até 2014, além de possibilitar a construção de uma malha ferroviária no RN
Nesse sentido, Iberê defende uma ferrovia ligando Mossoró a Natal. “Estou quase convencido de que a Transnordestina que devemos lutar é essa de Mossoró a Natal”, disse, emendando que não tem a convicção de que a presença do Estado na Transnordestina seja boa. “Porque vamos levar nossos produtos para sair por outro porto”, justificou.
No setor hídrico, o candidato defende a captação de águas do Rio Maxaranguape como solução para Natal. “Precisamos mais do que nunca de que o abastecimento de Natal seja por água de superfície”, destacou o peessebista, lembrando do problema com nitrato verificado nos poços da capital.
No saneamento, Iberê assegurou que a maior obra no setor foi feita na gestão do PSB e apontou números. “Vamos terminar o governo com 63% de saneamento em Natal, isso esgoto coletado e tratado”, frisou. O candidato destacou que a meta é chegar em 2014 com 100% de saneamento. “Nos últimos anos o governo do PSB fez o maior programa de adutoras, de estradas e saneamento do Estado", disse.
Na habitação, o governador deseja reduzir o déficit habitacional - de 105 mil - pela metade. “Esse já é um dos déficits mais baixos, mas vamos avançar nessa área”, contou, lembrando a relevância da parceria com o presidente Lula (PT) em programas como o “Minha Casa, Minha Vida”.
Rebate
Sem citar nomes, mas numa clara referência aos Democratas, o candidato falou sobre a conquista da Refinaria Clara Camarão, tida pelos opositores como pequena e aquém do que merecia o Estado. Ele observa que ela refinará todo o petróleo produzido no Rio Grande do Norte.
“A refinaria é pequena? É, mas as grandes ainda estão enfrentando problemas com licitação e a nossa já vai começar a operar. Estamos às vésperas de inaugurar a refinaria (prevista para dezembro). É melhor um pássaro na mão do que dois voando”.
Na terra da adversária: novo aeroporto para Mossoró
O governador disse que o município de Mossoró não teve o cuidado de preservar o entorno do aeroporto da cidade – num raio de 300 metros – livre das habitações, ficando inviável hoje a indenização dos terrenos.
Por isso, o candidato pensa em construir, caso seja reeleito, outro aeroporto na maior cidade da Região Oeste. “Esse novo aeroporto pode ser na direção de Tibau, pois iria viabilizar o turismo da Costa Branca”, visualizou.
Mossoró foi governada pela candidata ao Governo do Estado pela oposição, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), e é um dos maiores colégios eleitorais do RN.
Iberê defendeu ainda a necessidade de uma reforma no Aeroporto Internacional Augusto Severo. “Esse é um aeroporto que já nasceu pequeno”.
Duplicação da BR-304: Rosalba promete fazer e Iberê diz que já está no PAC 2
A duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró, está sendo disputada pelos candidatos ao Governo do Estado. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) prometeu, nesta segunda-feira (12), duplicar a estrada caso seja eleita.
Nesta terça-feira (13), Iberê disse que a gestão do PSB já tinha incluído a duplicação da BR-304 no cronograma de obras do Programa da Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. “Essa BR é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, discursou.
Todos querem ser “o pai” da duplicação da BR, que continua com duas faixas de rolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário