1 de set. de 2010

Ibama fecha 39 empresas de tecelagens em Jardim de Piranhas

Operação foi deflagrada nesta terça-feira (31) com objetivo de combater a poluição do rio Piranhas-Açu.

Homens são flagrados lavando couro no rio Piranhas-Açu.

Conforme anunciado ontem, o Ibama do Rio Grande do Norte deflagrou uma operação na região Seridó do Estado para combater a poluição do rio Piranhas-Açu. A ação, realizada na manhã desta terça-feira (31), resultou no fechamento de 39 empresas de tinturaria, estamparia e tecelagem.
Elas são acusadas de descumprimento da determinação do órgão federal que previa a melhoria na estrutura física das fábricas, contenção do despejo de dejeto químicos no leito do rio e a licença ambiental para funcionar. O documento foi assinado há um ano.
A operação do Ibama tem como objetivo principal fiscalizar o cumprimento de Termos de Ajustes de Conduta, firmados com 15 prefeituras municipais da região do Seridó, e que estão próximas do leito do Rio Piranhas-Açu.
Segundo informações do Blog do Sidney Silva, desde as primeiras horas desta terça-feira os fiscais do Ibama trabalham na região. Parte deles também atua na identificação dos matadouros públicos que não se adequaram às normas ambientais no último ano, não conseguindo a licença ambiental para funcionar.
Em Acari e Cruzeta, por exemplo, os matadouros públicos foram fechados. Já em Caicó, de acordo com o superintendente do Ibama no RN, Alvamar Queiroz, o local está se adequando ao Termo de Ajustamento de Conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário