18 de set. de 2010

Eleitor indeciso opta por candidatos de maior visibilidade, diz especialista

Faltam duas semanas para as Eleições 2010, que vão eleger novos senadores, deputados, governadores e presidente da República e nem todo mundo escolheu seus candidatos. Alguns sequer pensam muito em política, às vésperas do 03 de outubro.
Na última pesquisa divulgada pelo Instituto Ibope nesta sexta-feira (17) mostra que os votos brancos e nulos somam 4% da população ouvida, enquanto indecisos chegam a 8%. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em todo o Brasil, entre os dias 14 e 16 de setembro. (A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 3.027/2010).
Para o cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Antônio Spinelli, há dois tipos de eleitores indecisos: os que são apáticos à política e aqueles que são bem informados, mas têm dúvidas sobre qual o melhor candidato. Estes avaliam bem cada proposição.
“Algumas pessoas não estão muito ligadas na política e vão deixar para se informar de última hora. Esse eleitor tem um perfil mais influenciável e deve resolver votar em um dos candidatos de maior visibilidade. Todos nós recebemos influências”, explica.
Um terceiro grupo de eleitores que se pode destacar enquadra aqueles que votam branco ou nulo, por recusa, segundo o especialista.
“Esses não acreditam nos partidos, na política. E talvez uma parcela dos indecisos migrem para esse grupo, mas é minoritária”, disse Spinelli, ao explicar que, em geral, o leitor que tem dúvidas toma um decisão mesmo que retardatária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário