17 de jul. de 2010

Candidato diz que RN investe

O candidato a vice na chapa encabeçada pelo governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e ex-secretário estadual de Planejamento e Finanças, Vagner Araújo (PSB) afirmou que a capacidade de investimento próprio do atual governo supera os 10%. Esse foi o percentual defendido pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) na apresentação do seu programa de governo, na quinta-feira. De acordo com Vagner, de fato, esse patamar tem sido perseguido pela atual gestão. "Nós trabalhamos nessa direção, de aumentar a capacidade própria de investimento. E 10% é um patamar que reputo razoável", disse.
Vagner Araújo afirmou que, primeiro, é preciso explicar o que investimento. Do ponto de vista técnico, investimento constitui todo recurso aplicados em obras e em aquisição de equipamentos. Porém, do ponto de vista político, gerencial e administrativo, disse o candidato, há de se considerar também o investimento nas pessoas e na redução da pobreza. "Na nossa concepção, investimento em pessoas têm importância absoluta. E se somarmos os recursos aplicados em obras e quipamento, além dos programas sociais, a taxa de investimento própria é até superior aos 10%", acrescentou. Ele citou como exemplo de investimentos do atual governo em programas sociais o Programa do Leite, os Restaurantes Populares e o Primeira Chance. "É preciso ver que isso é uma forma de investimento social e que se contabilizarmos esses valores, os investimentos superam os 10% que o ex-prefeito decanta", acrescentou.
De acordo com Vagner Araújo, até a crise financeira de 2008, somente o investimento em obras e equipamentos oscilou entre 6% e 8%. Nessa época, o governo se preparava para atingir a meta de 10%, quando ocorreu a fase mais aguda da crise financeira mundial. Primeiro, o estado foi surpreendido pela redução na arrecadação de impostos, em função da redução da atividade econômica. Depois, para recompor a atividade econômica, o governo federal reduziu o IPI da chamada linha branca, veículos e material de construção. E esseé um imposto partilhado com estados e municípios, Não bastasse tudo isso, segundo o candidato a vice-governador, teve ainda a queda do preço do barril de petróleo, que reduziu pela metade a receita de royalties do Rio Grande do Norte "No estado, os royalties têm importância grande, principalmente na área de investimento", explicou.
Fonte: Diário de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário